O escritor que brincava de escrever

Escrevi um livro.

Repare no peso e na responsabilidade dessa frase. Literatura é coisa séria (ou pelo menos deveria ser). No final do ano passado, tive um livro publicado – meio que por acaso, é verdade.

Sempre cometi meus contos secretos, reproduzindo aquela máxima dos manuscritos engavetados. Tudo bem, não tinha a intenção de publicá-los, mas me interessava (e me interesso) pelo funcionamento da ficção. Foi desse interesse que surgiu a ideia de me matricular num curso de produção literária na Casa da Cultura de Araraquara, interior paulista.

Então, às segundas-feiras, me juntava a outras pessoas interessadas em criar e lapidar narrativas. Foi o período em que mais escrevi ficção, graças aos exercícios propostos pelo professor e escritor Assis Furtado.

No final do mesmo ano (que é o de 2015), uma amiga chamou minha atenção, via Facebook, para um concurso literário promovido pela editora Lamparina Luminosa. Na categoria destinada a contos e crônicas, os participantes deveriam enviar três narrativas curtas para avaliação. Me inscrevi e, surpresa, ganhei.

Identidades secretas foi lançado em outubro de 2016. O livro é composto por dezoito narrativas que foram criadas em diferentes momentos. Se houver um ponto interessante a ser ressaltado, talvez seja o do embate entre o escritor que brincava de escrever e o que, na medida do possível, tentou levar a sério a responsabilidade de fazer literatura – o sucesso dessa empreitada, claro, só poderá ser avaliado pelo leitor.

O rebento está à venda no site da editora (até o momento em que escrevo, com frete gratuito): http://lamparinaluminosa.com/portfolio_item/identidades-secretas-murilo-reis/

Um comentário sobre “O escritor que brincava de escrever

Deixe um comentário

